Na noite desta segunda-feira (16), familiares e amigos do triatleta, juntamente com membros da Associação, participaram de uma passeata em homenagem ao jovem. Na ocasião, os ciclistas protestaram contra a morte de mais um usuário do transporte no estado.
O membro da ACC Antônio Facchinetti, que participou da reunião com o governador, explicou que durante o encontro outras medidas, além da construção da ciclovia, foram acordadas. “Além de garantir que toda a parte da AL-101 onde houve duplicação terá uma ciclovia, nos foi passado também que a iluminação na região será melhorada. Serão realizadas ainda campanhas voltadas à educação no trânsito”, expôs.
Para Angelo Scabra, também membro da associação, as medidas são necessárias devido ao alto índice de acidentes envolvendo ciclistas em Alagoas. “Há mais ou menos um ano a gente vem pressionando para que o governo tome providências e nada aconteceu. Agora, com a repercussão da morte desse triatleta, esperamos que tudo não fique só na promessa novamente. Só na AL-101 Sul ocorreram quatro acidentes envolvendo bicicletas este ano. Algo precisa ser feito”, cobrou.
Scabra alertou também para os riscos enfrentados pelos que utilizam as bicicletas como meio de transporte e pediu prudência aos usuários. “As recomendações que eu faço são para que eles andem do lado direito dos automóveis, na mão certa e busquem utilizar acessórios chamativos, principalmente à noite. Às vezes, nós mesmos, ciclistas, é que não respeitamos os carros”, comentou.
Segundo um dos fundadores da AAC, Antônio Facchinetti, os ciclistas da capital alagoana sofrem diariamente com os constantes riscos de assaltos. “Um companheiro nosso o Carlos Alberto [presidente da associação] chegou a passar 5 minutos antes pelo local onde o José Alfredo foi assassinado, ele ficou muito mal depois disso pois poderia ter acontecido com ele”, conta o engenheiro.
Fachinetti cita que a associação recebe constantemente denúncias roubos e assaltos a mão armada. “Um dia desses, dois membros conseguiram fugir de um assalto também na Jatiúca, em que o bandido chegou a atirar duas vezes contra eles. Por sorte ninguém ficou ferido”, relata.
O clima de insegurança faz com que a associação se manifeste mais uma vez cobrando do Estado mais segurança. A manifestação desta terça-feira foi amplamente divulgada nas redes sociais (Twitter e Facebook) buscando mobilizar o maior número de pessoas possíveis, entre pedestre e ciclistas, para o ato que será realizado no mesmo local onde o médico foi assassinado e te´ra como destino o clube Alagoinhas. “Esperamos um maior número de pessoas dessa vez porque chegou um momento que ninguém agüenta mais tanta barbaridade acontecendo e ficando impune”, desabafa Facchinetti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário